Bowie e tudo mais.

18 fev

Dia desses me peguei surpreendida por nunca ter associado o filme 2001, Uma Odisséia no Espaço – Kubrick – à música Space Oddity do, mi muy amado, David Bowie.

Fiquei pensando em como, apesar de ser o grande nome do Glam, o Bowie fez tantas… tantas coisas diferentes.
Atuando ele apareceu em 30 personagens diferentes, o mais marcante para mim foi o Jareth de Labirinto. O filme de 1986 me fez conhecer tanto o David Bowie, quanto a Jennifer Connelly – que é uma atriz que eu gosto muito. O filme é sensacional e um dia eu assisto novamente Super Xuxa Contra o Baixo Astral, só para ver se eles colocaram no crédito algo como: “Totalmente inspirado em Labirinto, A Magia do Tempo”.

Ok, mas voltando… mesmo sendo o grande nome do Glam, ele pairou por muitos outros cenários, o que faz dele mais versátil do que os hits conhecidos, como Fashion e Let’s Dance, que povoam a cabeça de quase todo mundo. Por exemplo, eu li uma matéria no El Pais dia desses abordado o envolvimento do David Bowie com o Velvet Underground (Lou Reed & Nico: amo tudo que Warhol pôs a mão) e Iggy Pop & The Stooges. Enfim, para quem tem paciência de ler em espanhol, eu super recomendo esse artiguinho.

No mais, sempre me lembro do filme Velvet Goldmine (que por sinal eu esqueci na casa de um amigo meu) como uma cine biografia não autorizada essencial no HD de todos que gostem de quaisquer dos itens a seguir: música, moda, Bowie, Glam, Iggy Pop, Lou Reed, Oscar Wilde, universo gay, cultura pop, Ewan McGregor e/ou Christian Bale. Se você gosta de uma ou mais dessas coisas e nunca viu Velvet Goldmine, veja e se arrependa por não ter feito isso ante.

Deixe um comentário

