A (corrida que vai valer a pena) da semana!!!

25 mar

Nascido no final do século XIX, Escher participou de um período histórico-cientifico de espírito único. Esse que faz aparecer em exposição pelo mundo afora e que se você correr ainda pega nesse fim de semana fim dia 27) no CCBB-Rio quando a exposição volta a viajar.
O espírito que estou dizendo é o da revolução que surgiu a partir da metade do século XIX, era o processo de criar uma nova ciência. Escher não foi um cientista, mas inegável é sua capacidade de matematizar, de brincar e intrigar pela ótica e sem querer -querendo se embrenhar com a psique.
A tão falada banda de Moebius , (aquela que não tem lado de dentro nem de fora)que a psicologia se apropriou, está lá desenhada entre formigas na visão de Escher.
Admito que não conheça metade dos trabalhos do autor, e sai, ainda bem, maravilhada da experiência que é sua exposição.
Descobrimento, de surpresa, de experiência, de testes, de perplexidade está em todo mundo ali. Em dado momento olhei pros lados e vendo todo mundo (as salas estavam lotadas) fazendo fila pra se ver num pequeno espelho que refletia em outro lado da sala, me senti numa viagem no tempo. Sim, em tempos de dowloads, de ipods, de câmeras digitais, de tecnologias mil! Me senti no inicio do século passado, quando as Feiras de Ciência e e o início de invenções do ramo da ótica se desenvolviam, pouco antes de todas as ilusões se renderem a plenitude do cinema. Foi uma viagem maravilhosa que inclusive conta com um cinema 3D de excepcional qualidade que nos faz viajar por dentro, por fora e por todos os lados das obras de Escher. Inclusive lados impossiveis de existirem no real.

Enfim, mais do que recomendo essa vivencia e que se faça com o coração puro para se divertir muito mesmo nas ilusões criadas por um gênio das artes óticas. Como por exemplo tirando fotos como as de cima que tem eu e a outra autora do Blog brincando de Alice no pais das maravilhas!

Anúncios

Uma resposta to “A (corrida que vai valer a pena) da semana!!!”

  1. Hanna março 25, 2011 às 1:19 PM #

    show

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: